Entenda o que muda na nova tarifa para a conta de água
Nova estrutura tarifária entra em vigor em março com reajuste.
A Sanel - Saneamento de Luiz Antônio iniciou suas atividades no último dia primeiro de fevereiro, e dentre os compromissos assumidos com o município estão investimentos para a melhoria dos serviços de tratamento e abastecimento de água e de esgotamento sanitário, que beneficiarão cerca de 15 mil habitantes. Vale destacar que todos os investimentos feitos pela Sanel durante o período de concessão, 35 anos, serão ativos patrimoniais do município.
Ao assumir a concessão dos serviços de saneamento, a Sanel inicia seu primeiro processo de reestruturação tarifária, no qual contemplará o reajuste na prestação dos serviços de água, que passa a ser de R$ 37,28 como valor fixo para residências com consumo mínimo de 10m3 (10 mil litros de água).
A nova tarifa será aplicada para todos os munícipes até o plano de instalação de hidrômetros ser concluído. De forma gratuita e com o consentimento do proprietário, as instalações em todos os imóveis residenciais, comerciais, industriais e públicos já foram iniciadas e devem ser finalizadas nos próximos 60 dias de maneira que cada usuário passe a pagar apenas pelo que consumir, diminuindo assim as perdas de água, calculada hoje em 60% do volume produzido pela Estação de Tratamento de Água.
Após a instalação completa do parque de hidrômetros passa a vigorar o modelo tarifário por categorias de consumidores: residencial R$ 37,28, social R$ 18,24, comercial R$ 48,46, industrial R$ 67,10 e público R$ 33,92. Esses valores serão aplicados para consumo de até 10m3 (10 mil litros de água). Importante ressaltar que o valor cobrado é sempre progressivo, sendo assim quem consome mais, paga mais.
Segundo Carlos Roberto Ferreira, diretor de Concessão da GS Inima Brasil, essa mudança acontece porque, de acordo com a taxa atual (R$25,00), os usuários de baixo consumo subsidiavam usuários de maior consumo. “O novo modelo de cobrança deixará a conta de água mais justa, além de proporcionar os usuários o consumo consciente”, destaca. O reajuste foi aprovado e acompanhado pela Agência Reguladora ARES – PCJ, órgão responsável pela fiscalização dos serviços de saneamento em Luiz Antônio.
Outra mudança benéfica será a ampliação da tarifa social, no qual concede desconto de 50% sob o valor da tarifa residencial para consumo de até 10m3 (10 mil litros de água) e desconto de 25% para consumo até 20m3 (20 mil litros de água). Para se enquadrar nesta tarifa é necessário que o titular da conta de água seja beneficiário do Programa Bolsa Família e esteja com CPF cadastrado e atualizado no CadÚnico pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A SANEL RESPONDE
De quanto será a cobrança da tarifa da água nos meses de março a abril?
Nos próximos dois meses a Sanel fará a cobrança para todos os imóveis pela tarifa mínima de consumo, R$37,28. Após este período e com a conclusão da instalação dos novos hidrômetros o modelo de tarifa por categoria será aplicado.
Qual será a tarifa para consumidores que excederem o consumo mínimo de 10m3?
A estrutura tarifária da Sanel constitui-se de um conjunto de tarifas e regras aplicadas em que os consumidores são classificados nas categorias e conforme o seu intervalo de consumo. Dessa forma, quanto maior o consumo, maior será a tarifa paga.
Exemplo: Se uma residência ultrapassar o consumo mínimo de 10m3 para 15m3 ele se enquadrará na faixa 2 pagando o valor de R$ 48,46 (que corresponde a R$ 37,28 x 1,30).
Veja abaixo os valores por categorias:
CATEGORIA |
FAIXA |
INTERVALO M3 |
MULTIPLICAÇÃO |
TARIFA TOTAL |
RESIDENCIAL |
1 |
0 a 10 |
1,00 |
37,28 |
|
2 |
11 a 20 |
1,30 |
4,84 |
3 |
21 a 30 |
1,50 |
5,60 |
|
4 |
31 a 50 |
2,00 |
7,46 |
|
5 |
51 acima |
2,55 |
9,50 |
|
SOCIAL |
1 |
0 a 10 |
0,50 |
18,64 |
|
2 |
11 a 20 |
0,65 |
2,42 |
COMERCIAL |
1 |
0 a 10 |
1,30 |
48,46 |
|
2 |
11 a 30 |
1,80 |
6,70 |
3 |
31 a 50 |
2,50 |
9,32 |
|
4 |
51 acima |
3,80 |
14,16 |
|
INDUSTRIAL |
1 |
0 a 10 |
1,80 |
67,10 |
|
2 |
11 a 30 |
2,25 |
8,35 |
3 |
31 a 50 |
3,55 |
13,24 |
|
4 |
51 acima |
4,00 |
14,92 |
|
PÚBLICO |
1 |
0 a 10 |
0,91 |
33,92 |
15 primeiros anos |
2 |
11 a 30 |
1,26 |
4,70 |
3 |
31 a 50 |
1,75 |
6,52 |
|
4 |
51 acima |
2,66 |
9,92 |
Para conseguir o benefício da tarifa social quanto deve-se consumir de água por mês?
Para se beneficiar do desconto de 50% o consumo deve ser de até 10m3, e para o desconto de
25% o consumo não pode ultrapassar 20m3. Para consumo acima de 20m3 ficará a critério da Sanel conceder um desconto, respeitados os critérios mínimos para enquadramento no benefício.
Quais são os critérios para se enquadrar no benefício da tarifa social?
O imóvel deve estar classificado na categoria residencial, e a família residente deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico, sendo que a última atualização cadastral tenha sido realizada até 6 meses da data da solicitação, além de ter renda mensal per capita de até meio salário-mínimo Nacional vigente.
Quais documentos são necessários para dar entrada no pedido da tarifa social?
O consumidor deve dirigir-se até a Loja de Atendimento da Sanel, Rua Luis Rampazo, 1385, Centro para realizar o cadastro munido dos seguintes documentos:
- RG e CPF do requerente (beneficiário do bolsa família);
- Certidão de nascimento dos filhos (menores de 18 anos);
- Fatura de água recente paga;
- Talão de energia elétrica recente;
- Carnê de IPTU;
- Carteira de trabalho de todos os moradores da casa maiores e 18 anos, mesmo que esses não estejam registrados;
- Cartão e o último recibo do Bolsa Família ou protocolo de inscrição;
- Se houver algum aposentado ou pensionista na residência, levar o cartão de recebimento e um recibo atual que comprove o valor do referido benefício;
- Se a família tiver entre seus moradores alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BCP, além do nome do beneficiário, informe o Número do Benefício (NB) ou de identificação do trabalhador (NIT)
Após a solicitação, a Sanel tem o prazo de 30 dias para efetivar o cadastro.
Quem se enquadra como beneficiário da tarifa social, mas ainda não tem o CADÚnico como deve proceder?
Dirija-se ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Luiz Antônio, Rua Expedicionários Paulista – 478 – Centro ou ligue para o 0800 726 0101 para obter mais informações de como realizar o cadastro.
Para mais informações acesse nossos canais de atendimento:
Loja de Atendimento: Rua Luis Rampazo, 1385,
SAC - 0800 899 7900
WhatsApp (11) 95020-6424
Siga a Sanel no Facebook @SanelSaneamento