Entenda o que muda na nova tarifa para a conta de água

Nova estrutura tarifária entra em vigor em março com reajuste. 

A Sanel - Saneamento de Luiz Antônio iniciou suas atividades no último dia primeiro de fevereiro, e dentre os compromissos assumidos com o município estão investimentos para a melhoria dos serviços de tratamento e abastecimento de água e de esgotamento sanitário, que beneficiarão cerca de 15 mil habitantes. Vale destacar que todos os investimentos feitos pela Sanel durante o período de concessão, 35 anos, serão ativos patrimoniais do município.

Ao assumir a concessão dos serviços de saneamento, a Sanel inicia seu primeiro processo de reestruturação tarifária, no qual contemplará o reajuste na prestação dos serviços de água, que passa a ser de R$ 37,28 como valor fixo para residências com consumo mínimo de 10m3 (10 mil litros de água).

A nova tarifa será aplicada para todos os munícipes até o plano de instalação de hidrômetros ser concluído. De forma gratuita e com o consentimento do proprietário, as instalações em todos os imóveis residenciais, comerciais, industriais e públicos já foram iniciadas e devem ser finalizadas nos próximos 60 dias de maneira que cada usuário passe a pagar apenas pelo que consumir, diminuindo assim as perdas de água, calculada hoje em 60% do volume produzido pela Estação de Tratamento de Água.

Após a instalação completa do parque de hidrômetros passa a vigorar o modelo tarifário por categorias de consumidores: residencial R$ 37,28, social R$ 18,24, comercial R$ 48,46, industrial R$ 67,10 e público R$ 33,92. Esses valores serão aplicados para consumo de até 10m3 (10 mil litros de água). Importante ressaltar que o valor cobrado é sempre progressivo, sendo assim quem consome mais, paga mais.

Segundo Carlos Roberto Ferreira, diretor de Concessão da GS Inima Brasil, essa mudança acontece porque, de acordo com a taxa atual (R$25,00), os usuários de baixo consumo subsidiavam usuários de maior consumo. “O novo modelo de cobrança deixará a conta de água mais justa, além de proporcionar os usuários o consumo consciente”, destaca. O reajuste foi aprovado e acompanhado pela Agência Reguladora ARES – PCJ, órgão responsável pela fiscalização dos serviços de saneamento em Luiz Antônio.

Outra mudança benéfica será a ampliação da tarifa social, no qual concede desconto de 50% sob o valor da tarifa residencial para consumo de até 10m3 (10 mil litros de água) e desconto de 25% para consumo até 20m3 (20 mil litros de água). Para se enquadrar nesta tarifa é necessário que o titular da conta de água seja beneficiário do Programa Bolsa Família e esteja com CPF cadastrado e atualizado no CadÚnico pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

 

A SANEL RESPONDE

De quanto será a cobrança da tarifa da água nos meses de março a abril?

Nos próximos dois meses a Sanel fará a cobrança para todos os imóveis pela tarifa mínima de consumo, R$37,28. Após este período e com a conclusão da instalação dos novos hidrômetros o modelo de tarifa por categoria será aplicado.


Qual será a tarifa para consumidores que excederem o consumo mínimo de 10m3?

A estrutura tarifária da Sanel constitui-se de um conjunto de tarifas e regras aplicadas em que os consumidores são classificados nas categorias e conforme o seu intervalo de consumo. Dessa forma, quanto maior o consumo, maior será a tarifa paga.

Exemplo: Se uma residência ultrapassar o consumo mínimo de 10m3 para 15m3 ele se enquadrará na faixa 2 pagando o valor de R$ 48,46 (que corresponde a R$ 37,28 x 1,30).
 

Veja abaixo os valores por categorias:

 

CATEGORIA

FAIXA

INTERVALO M3

MULTIPLICAÇÃO

TARIFA TOTAL

RESIDENCIAL

1

0 a 10

1,00

37,28

 

2

11 a 20

1,30

4,84

3

21 a 30

1,50

5,60

4

31 a 50

2,00

7,46

5

51 acima

2,55

9,50

SOCIAL

1

0 a 10

0,50

18,64

 

2

11 a 20

0,65

2,42

COMERCIAL

1

0 a 10

1,30

48,46

 

2

11 a 30

1,80

6,70

3

31 a 50

2,50

9,32

4

51 acima

3,80

14,16

INDUSTRIAL

1

0 a 10

1,80

67,10

 

2

11 a 30

2,25

8,35

3

31 a 50

3,55

13,24

4

51 acima

4,00

14,92

PÚBLICO

1

0 a 10

0,91

33,92

15 primeiros anos

2

11 a 30

1,26

4,70

3

31 a 50

1,75

6,52

4

51 acima

2,66

9,92

 

 

Para conseguir o benefício da tarifa social quanto deve-se consumir de água por mês?

Para se beneficiar do desconto de 50% o consumo deve ser de até 10m3, e para o desconto de

25% o consumo não pode ultrapassar 20m3. Para consumo acima de 20m3 ficará a critério da Sanel conceder um desconto, respeitados os critérios mínimos para enquadramento no benefício.

 

Quais são os critérios para se enquadrar no benefício da tarifa social?

O imóvel deve estar classificado na categoria residencial, e a família residente deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚnico, sendo que a última atualização cadastral tenha sido realizada até 6 meses da data da solicitação, além de ter renda mensal per capita de até meio salário-mínimo Nacional vigente.

 

Quais documentos são necessários para dar entrada no pedido da tarifa social?

O consumidor deve dirigir-se até a Loja de Atendimento da Sanel, Rua Luis Rampazo, 1385, Centro para realizar o cadastro munido dos seguintes documentos:

 

  • RG e CPF do requerente (beneficiário do bolsa família);
  • Certidão de nascimento dos filhos (menores de 18 anos);
  • Fatura de água recente paga;
  • Talão de energia elétrica recente;
  • Carnê de IPTU;
  • Carteira de trabalho de todos os moradores da casa maiores e 18 anos, mesmo que esses não estejam registrados;
  • Cartão e o último recibo do Bolsa Família ou protocolo de inscrição;
  • Se houver algum aposentado ou pensionista na residência, levar o cartão de recebimento e um recibo atual que comprove o valor do referido benefício;
  • Se a família tiver entre seus moradores alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BCP, além do nome do beneficiário, informe o Número do Benefício (NB) ou de identificação do trabalhador (NIT)

 

Após a solicitação, a Sanel tem o prazo de 30 dias para efetivar o cadastro.

 

Quem se enquadra como beneficiário da tarifa social, mas ainda não tem o CADÚnico como deve proceder?

Dirija-se ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social de Luiz Antônio, Rua Expedicionários Paulista – 478 – Centro ou ligue para o 0800 726 0101 para obter mais informações de como realizar o cadastro.

 

Para mais informações acesse nossos canais de atendimento:  

Loja de Atendimento: Rua Luis Rampazo, 1385,

SAC - 0800 899 7900

WhatsApp (11) 95020-6424

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