INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO PROPORCIONAM QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO DE LUIZ ANTÔNIO
Modernização no processo de tratamento de esgoto intensificou a eficiência da ETE
O propósito de contribuir para a universalização do saneamento básico na cidade de Luiz Antônio, a Sanel desde que assumiu o compromisso com o município de operar os sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, trabalha para levar mais saúde e qualidade de vida à população.
O início da operação, que ocorreu em fevereiro de 2021, foi possível diagnosticar vários problemas que causavam desconforto à população e necessitavam de melhorias imediatas.
Um dos pontos primordiais encontrados foi a necessidade da modernização da Estação de Tratamento de Esgoto que exalava mau cheiro causando desconforto à população e sem eficiência do tratamento do esgoto do município.
Para eliminar esse problema que a população convivia há anos, a Sanel investiu na modernização do processo de tratamento de esgoto. Em operação desde 1995, a Estação de Tratamento de Esgoto encontrava-se com vários de seus sistemas inoperantes.
O investimento realizado para adequação do sistema e tratar todo o esgoto produzido no município de maneira eficiente, contou com a implantação de 11 módulos UASB seguido de lagoa facultativa.
A sigla UASB - Upflow Anaerobic Sludge Blanket, que significa Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente possibilita a digestão da matéria orgânica, em um processo anaeróbio com baixa produção de lodo.
RETORNO À POPULAÇÃO
Os investimentos realizados para o tratamento de esgoto reforçam o compromisso da Sanel com a população do município, garantindo saúde, qualidade de vida, respeito e preservação do meio ambiente.
“Com a modernização do sistema de tratamento de esgoto do município proporcionamos à população o acesso a universalização dos serviços de água e esgoto, um direito universal que se traduz em população bem cuidada, meio ambiente preservado, e todo esgoto produzido nas residências tratado e devolvido a natureza limpo preservando os córregos e rios da cidade”, explica o Superintendente de Operações da Sanel, Felix Antônio de Moura.